Fórum UK 2024: estratégias para salvar a Amazônia no Brasil

Recentemente, a atuação da Polícia Federal (PF) na Amazônia, foi destaque no Brazil Forum UK 2024. Evento realizado pela Universidade de Oxford, com o tema “O Futuro é Brasileiro”.

O evento reuniu especialistas para discutir desafios e soluções para a conservação da Amazônia, focando nas conexões entre violência e desmatamento.

Durante o painel “Como Salvar a Amazônia? A Relação entre Violência e Desmatamento”, o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, apresentaram iniciativas conjuntas para proteger a Amazônia e promover os direitos sociais dos povos indígenas.

O Brazil Forum UK, tradicionalmente organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido. Proporciona um espaço crucial para discutir temas que impulsionem mudanças positivas no Brasil.

Saiba mais: Projetos Verdes em Marrocos recebem € 20 Mi do BERD

Operações Integradas e Resultados Alcançados

Humberto Freire destacou as iniciativas e projetos futuros da Polícia Federal para reforçar a segurança na Amazônia.

Incluindo operações integradas com outras forças de segurança e parceiros institucionais, iniciadas em janeiro de 2023, como as operações na Terra Indígena Yanomami.

Ele informou que já conseguiram reduzir em mais de 85% a atividade do garimpo ilegal. Embora reconheça que ainda há desafios significativos a superar.

Além disso, durante o painel, foi apresentada a estruturação do “Plano Amazônia: Segurança e Soberania – Plano Amas”. Estabelecido pelo Decreto nº 11.614/2023.

Esse plano prevê uma governança que abrange todos os níveis de governo e inclui um programa estratégico de segurança pública para a Amazônia.

Elaborado em colaboração com as forças de segurança dos nove estados da Amazônia Legal.

A partir desse instrumento, foram desenvolvidos nove planos táticos integrados de segurança pública para a região amazônica.

Seguindo as diretrizes do programa estratégico, que servem como base para a elaboração de planos operacionais conjuntos.

O Plano Amas não apenas orienta as operações e os planos operacionais, mas também direciona as necessidades de investimento na região.

Saiba mais: Banco Mundial e IPAM criam projeções para desmatamento na Amazônia

Projeto da BR Arbo: Inovação e Sustentabilidade na Amazônia

Tópicos como projetos de remoção de carbono deveriam ser discutidos nos próximos fóruns.

O Projeto Mejuruá, que visa a implementação de soluções baseadas na natureza para combater o desmatamento e promover a regeneração florestal.

Esse projeto é uma colaboração entre a BR ARBO, o empresário Gaetano Buglisi e as comunidades locais.

Focando na restauração de ecossistemas degradados e na criação de créditos de carbono de alta qualidade.

Saiba mais: Polícia Federal apresenta estratégias para salvar a Amazônia no Brazil Forum UK 2024

Por Ana Carolina Ávila

Olá!