Durante o Fórum de Entrega de Investimentos, fundado pela Associação de Seguradoras Britânicas (ABI), foi apresentado um programa político chamado “Parceria para a Prosperidade“.
O programa propõe maior cooperação entre o governo e o setor privado para acessar oportunidades de investimentos verdes.
O Fórum foi criado pela ABI, para garantir que a indústria estivesse preparada para investir £100 bilhões em ativos produtivos durante os próximos dez anos.
O Fórum reúne empresas de seguros e de poupança de longo prazo. O objetivo do programa político é aumentar o máximo possível as oportunidades para o setor de seguros no Reino Unido.
Demanda por Investimentos Verdes
A razão pelo qual foi determinada esse programa político foi os grandes investidores exigirem que o próximo governo do Reino Unido promova investimentos verdes.
O aumento pela demanda em investimentos verdes pode ser resultado de uma maior preocupação em relação a preservação ambiental ou a percepção de ser um setor altamente lucrativo.
Saiba mais: Arábia Saudita lança Estrutura de Financiamento Verde
Investimentos Verdes no Reino Unido
O programa visa ajudar a indústria a acelerar os investimentos e reduzir a lacuna financeira, o que resolveria o déficit de investimentos no Reino Unido.
O programa pertence a duas categorias: ações que devem ser tomadas nos primeiros centésimos dias após as eleições gerais antecipadas e ações que devem ser tomadas nos meses seguintes.
Além disso, o programa propõe a resolução de atrasos em projetos de energia eólica e habitação por meio da transferência desses projetos para o quadro de projetos de infraestrutura de importância nacional e da restauração das metas obrigatórias de entrega de habitação.
Após os primeiros 100 dias, o programa sugere permitir o investimento verde por meio de garantias e co-investimento. Isso fortalece a cooperação financeira mista a nível nacional e local, aumentando a autoridade do Gabinete de Investimento para se concentrar em setores estratégicos.
Além disso, sugere a criação de um quadro para incentivar e exigir a modernização, o que aumentaria a oferta de novas casas sustentáveis e melhoraria a eficiência energética das habitações.
Ademais, solicita a cooperação entre as autoridades locais e os prefeitos metropolitano. No que diz respeito à distribuição de imóveis, bem como a disponibilização de mais recursos para os departamentos de planejamento das autoridades locais.
Saiba mais: ABI news
Crescimento da demanda de investimentos verdes no Brasil
Assim como no Reino Unido, no Brasil os investidores notaram a alta rentabilidade dos investimentos verdes.
Ela pode ser compreendida como o aumento do nível de fluxos financeiros de diferentes setores em direção ao desenvolvimento sustentável.
O Projeto Mejúrua é um exemplo de finanças verdes.
Ao mesmo tempo que será preservado parte do território Amazônico, pretende-se conciliar o desenvolvimento sustentável com o econômico.
O projeto da BR ARBO, criado pelo empresário Gaetano Buglisi, irá gerar emprego para as comunidades locais e vender créditos de descarbonização.
Essa preocupação com a sustentabilidade indica que cada vez mais o mercado está buscando lucrar com atividades mais sustentáveis. Espera-se que as finanças verdes cresçam ainda mais nos próximos anos.
Por Ana Carolina Ávila