Os créditos de carbono são instrumentos financeiros que representam a redução ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, com o objetivo de combater as mudanças climáticas, tornando-se essencial para alcançar metas de sustentabilidade e transição para uma economia de baixo carbono.
A crescente conscientização sobre as questões ambientais e a urgência em mitigar os impactos das mudanças climáticas impulsionam a demanda por créditos de carbono, fazendo com que este mercado tenha um potencial de crescimento considerável até 2030.
Nesse contexto de ascensão, a Stankevicius International, liderada pelo empreendedor Paulius Stankevicius, lança uma plataforma de negociação de créditos de carbono em tempo real, cujo objetivo é atender tanto investidor de varejo quanto comerciantes institucionais.
Leia também: Crédito de Carbono On-Chain
A plataforma foi chamada de Stankevicius International GO e permite que os usuários realizem negociações de créditos de carbono contra a criptomoeda Tether (USDT).
A iniciativa representa uma revolução no setor financeiro, pois a Stankevicius International se tornou a empresa pioneira a permitir uma negociação de créditos de carbono ao vivo.
Assim, cria uma nova oportunidade sobre o preço dos créditos de carbono, além de integrar, de maneira acessível e direta, pequenos investidores e grandes instituições participantes deste mercado.
A utilização do Tether na iniciativa, uma das criptomoedas mais populares e estáveis, torna o processo de transações mais ágil e acessível, especialmente para aqueles que já estão familiarizados com o ambiente cripto.
Isso também reflete a tendência crescente de integração entre as finanças tradicionais e as novas tecnologias, com destaque para o uso de criptomoedas como forma de pagamento e negociação.
Conforme dito pelo CEO da empresa, o mercado financeiro de carbono tem o potencial de se tornar um setor de impacto global, à medida que mais instituições buscam mitigar suas emissões de gases poluentes e alcançar suas metas ambientais estipuladas.
Este tipo de mercado, que combina objetivos ambientais com oportunidades financeiras, deve se expandir significativamente, tornando-se cada vez mais acessível a uma gama maior de investidores.
Além disso, a Stankevicius International está contando os dias para lançar um novo serviço de listagem para empresas internacionais de carbono, que permitirá que essas empresas abranjam o capital e levantem fundos de investidores globais, a fim de atrair atenção e recursos e conectar empresas e investidores de todo o mundo em um mercado crescente e dinâmico.
Saiba mais: Créditos Verdes: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento do Vietnã
Ao criar um mercado transparente e acessível, a plataforma pode contribuir para o aumento da liquidez no mercado de carbono, facilitando a negociação dos créditos, o que, por sua vez, pode incentivar mais empresas a adotarem práticas sustentáveis.
Isso também coloca a Stankevicius International como protagonista da evolução de mercados financeiros verdes, onde a crescente demanda por produtos de impacto ambiental positivo se encontra com a inovação tecnológica.
Portanto, esse movimento é o exemplo de como o mercado de crédito de carbono e as tecnologias emergentes, como a blockchain e as criptomoedas, podem se integrar para criar soluções inovadoras no combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que geram novas oportunidades financeiras e rentabilidade.
Relação com o Projeto Mejuruá
Iniciativas como o Projeto Mejuruá da BR ARBO apontam o potencial da conservação florestal amazônica para alavancar o mercado de crédito de carbono, sendo considerado um projeto de viés ambiental.
Projetos como o Mejuruá contribuem para o mercado de carbono global ao preservar ecossistemas, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local, alinhando-se com a perspectiva de transição para uma economia mais sustentável.
Ana Carolina Turessi