SLB adquire 80% da Aker Carbon Capture

Recentemente a Schlumberger, também conhecida como SLB, líder em serviços de campos petrolíferos nos Estados Unidos, anunciou a aquisição de uma participação majoritária na Aker Carbon Capture, empresa norueguesa. Este é um grande passo em direção à tecnologia de captura de carbono em escala industrial.

A fusão entre SLB e Aker Carbon Capture Holding (ACCH) significa que a SLB receberá 80% das operações da ACCH por NOK 4,12 bilhões, enquanto a ACC manterá uma participação de 20% na parceria. Esta mudança tem como objetivo apoiar os objetivos de descarbonização de ambas as empresas.

 

 

O acordo prevê que o negócio de captura de carbono da SLB será incorporado à nova entidade. Além disso, dependendo do desempenho do negócio, a SLB tem o direito de fazer pagamentos adicionais de até 1,36 bilhão de coroas norueguesas nos três anos seguintes.

A aprovação legal da transação está em andamento e deve ser concluída no segundo trimestre de 2024.

A cooperação entre a SLB e a ACC deve levar a melhorias na tecnologia, experiência e plataformas de entrega, transformando a forma como a captura e a utilização de carbono são feitas.

Saiba mais: SLB adquire participação majoritária na norueguesa Aker Carbon Capture por US$ 380 milhões

O CEO da SLB, Olivier Le Peuch, diz que é imperativo dimensionar as tecnologias de captura de carbono para atingir as metas globais de emissões líquidas zero.

O CEO enfatizou a importância de reduzir os custos de captura, que normalmente compõem entre 50 e 70 por cento dos custos totais de um projeto CCUS.

A SLB e a ACC têm o objetivo de acelerar a implementação de soluções de captura de carbono em setores que produzem altas emissões. Isso levará a uma mudança significativa na economia relacionada à captura de carbono.

A fim de conter o aquecimento global, o relatório de sustentabilidade da SLB de 2022 indica que é necessário reduzir as emissões de CO2e. A fim de defender a Terra, a SLB quer equilibrar as emissões nas próximas décadas com ações contínuas de carbono negativo líquido após 2050.

Além disso, o foco da SLB é o desenvolvimento de tecnologias CCUS que liderem o mercado. A cooperação com a Aker visa aumentar a escalabilidade e a eficiência das operações de captura de carbono, integrando plataformas baseadas na nuvem e sofisticados sistemas de simulação.

Saiba mais: Hong Kong quer impulsionar finanças verdes

A captura de carbono é essencial para um economia verde

A captura e armazenamento de carbono (CCS) reduz ou elimina as emissões de CO2, oferecendo aos emissores industriais uma maneira viável de descarbonizar suas emissões.

A BR ARBO acredita que ações de captura de carbono são essenciais para a transição para uma economia verde.

Dessa forma, o projeto liderado pelo empresário Gaetano Buglisi, busca capturar várias toneladas de CO2 presentes na atmosfera. Assim, diminuindo as mudanças climáticas.

A fusão da SLB e da Aker Carbon Capture abre uma nova era na captura industrial de carbono, impulsionada por um objetivo comum de um futuro mais sustentável.

Por Ana Carolina Ávila

Olá!