ERM Climate Markets ajuda empresas compradoras de créditos de carbono

No dia nove de maio, a consultoria em sustentabilidade ERM anunciou o lançamento do ERM Climate Markets. Este novo projeto visa ajudar as empresas que investem em créditos de carbono a gerenciar suas emissões e atingir suas metas de descarbonização.

Essa iniciativa surge em um momento em que a demanda por projetos de compensação de carbono e créditos relacionados deve aumentar muito nos próximos anos. Isso ocorre à medida que empresas e organizações se comprometem a atingir emissões líquidas zero e estão usando cada vez mais compensações para reduzir ou neutralizar emissões difíceis de evitar.

O mercado de créditos de carbono recebeu mais impulso devido ao anúncio recente do SBTi de que os créditos de carbono podem ser permitidos nas metas líquidas zero.

Alex Cox, que supervisiona os mercados climáticos da ERM, fez uma observação: Até 2050, os mercados de carbono serão essenciais para atingir as metas globais de emissões líquidas zero. Eles oferecem oportunidades significativas para promover o desenvolvimento sustentável e direcionar o financiamento para a natureza. No entanto, há um escrutínio crescente sobre a qualidade e o impacto dos investimentos, e o mercado é complexo.

A ERM afirma que o novo empreendimento trará benefícios sociais, de biodiversidade e econômicos, ao mesmo tempo em que ajudará empresas e investidores a acessar portfólios de créditos de carbono de alta qualidade, alinhados com suas estratégias de descarbonização.

Créditos de carbono de qualidade

Esse mercado em expansão enfrenta problemas importantes, como a dificuldade de distinguir projetos de alta e baixa qualidade devido à falta de dados ou inconsistência na avaliação da eficácia dos projetos. A qualidade está ligada a capacidade desses créditos “capturarem carbono”.

De acordo com a empresa, a equipe de mercados climáticos trabalhará com os desenvolvedores de projetos para fornecer oportunidades de desenvolvimento de projetos de carbono de alta qualidade. Além de oferecer aos clientes uma due diligence aprimorada para reduzir os riscos de seus investimentos, isso terá um efeito positivo no clima, nas comunidades e nos ecossistemas.

Tom Reichert, diretor executivo do Grupo ERM, enfatizou: A ERM já está envolvida em todas as etapas da jornada de descarbonização de seus clientes e, à medida que as estratégias de crédito de carbono ganham destaque, estamos apresentando os Mercados Climáticos ERM para atender às suas necessidades em constante mudança.

A empresa combinará sua experiência em consultoria em sustentabilidade com conhecimento em compensação ambiental e créditos de carbono para se concentrar em oferecer soluções completas e personalizadas para seus clientes.

Saiba mais: ERM named as a Leader in ESG and Sustainability Consulting by independent analyst firm

O que inclui análises detalhadas para identificar os projetos de crédito de carbono mais adequados para cada cliente, bem como orientação estratégica sobre como incorporar esses projetos em suas estratégias de sustentabilidade corporativa e redução de emissões.

Além disso, a ERM Climate Markets trabalhará em conjunto com reguladores, organizações internacionais e outras partes interessadas para promover a transparência e a integridade no mercado de carbono. Isso incluirá a criação e implementação de padrões e práticas para avaliação de projetos de crédito de carbono, bem como a promoção de políticas que incentivem o investimento em soluções de baixo carbono e mitigação das mudanças climáticas.

O acesso ao mercado de carbono representa um avanço significativo para a ERM, que atualmente é reconhecida como líder mundial em consultoria ambiental e sustentabilidade. A empresa está preparada para fornecer soluções criativas e eficientes para suas necessidades de crédito devido à sua extensa experiência em ajudar empresas a lidar com os desafios ambientais e climáticos.

Assim como a ERM, a BR ARBO demonstra o compromisso contínuo em realizar ações concretas e sustentáveis para enfrentar o problema das mudanças climáticas. A BR ARBO incentiva  empresas e investidores a adotar estratégias de baixo carbono e compensação ambiental, por meio de seus créditos de carbono provenientes de um reserva na Amazônia.

Crescimento da demanda de investimentos verdes no Brasil

A ação da ERM Climate Markets ajudar empresas compradoras de créditos de carbono, indica como o mercado de finanças verdes está em expansão e todo mundo. O que leva o aumento na demanda por investimentos verdes.

Ela pode ser compreendida como o aumento do nível de fluxos financeiros de diferentes setores em direção ao desenvolvimento sustentável. 

O Projeto Mejúrua é um exemplo de finanças verdes.

Ao mesmo tempo que será preservado parte do território Amazônico, pretende-se conciliar o desenvolvimento sustentável com o econômico.

O projeto da BR ARBO, criado pelo empresário Gaetano Buglisi, irá gerar emprego para as comunidades locais e vender créditos de descarbonização.

Essa preocupação com a sustentabilidade indica que cada vez mais o mercado está buscando lucrar com atividades mais sustentáveis. Espera-se que as finanças verdes cresçam ainda mais nos próximos anos.

Por Ana Carolina Ávila

Olá!