EcoSafi e Gold Standard emitem primeiros créditos de carbono na África

Em maio, em parceria com a Gold Standard, a EcoSafi, uma empresa líder em biocombustíveis para cozinhas limpas e defensora da integridade nos mercados de carbono, anunciou a emissão dos primeiros créditos de carbono gerados na África . Os créditos estão sob o padrão Metered and Measured da Gold Standard, programa com padrão de excelência de certificação de projetos de carbono.

A metodologia de Dispositivos de Cozinha Energéticos (MECD) ajudou a gerar esses créditos, estabelecendo um marco importante para a região.

A EcoSafi fortaleceu sua posição como líder no desenvolvimento de créditos premium na África com sua abordagem “ferramenta e combustível”, que combina fogões de gaseificação limpos com biocombustível sustentável e alta capacidade de carbono. Essa técnica não apenas leva a uma cozinha mais limpa, mas também resolve problemas de saúde, gênero e clima.

Devido à sua verificabilidade e mensurabilidade incomparáveis, os créditos de carbono produzidos pela EcoSafi são considerados de alta qualidade.

Como é garantida a qualidade dos créditos de carbono

Isso é feito por meio de um processo minucioso que conecta o cálculo dos créditos diretamente ao uso e vendas de combustível nos fogões. Essas metodologias poderosas e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e a mitigação das mudanças climáticas são reconhecidas internacionalmente pela Gold Standard.

A EcoSafi, com sede no Quênia, oferece fogões premium aos clientes em troca de uma assinatura de combustível limpo de baixo custo. Combustível de biomassa pelletizado, produzido a partir de resíduos de cana-de-açúcar no Quênia, oferece uma alternativa mais sustentável e barata aos combustíveis convencionais, reduzindo as emissões em mais de 90%.

Além disso, um modelo de negócios inovador desenvolvido pela EcoSafi permite a venda de seu combustível sem subsídios e até 40% mais barato do que o carvão ou o GLP. Além disso, a EcoSafi ainda gera lucro bruto. Atualmente, a empresa está expandindo seu programa de créditos de carbono multimilionário sob a metodologia Gold Standard MECD, demonstrando seu compromisso em fornecer soluções sustentáveis e acessíveis a comunidades em toda a África.

A EcoSafi terá a oportunidade de destacar sua tecnologia de cozinha limpa para líderes mundiais e representantes de alto escalão na Cúpula da Agência Internacional de Energia sobre Cozinha Limpa em África. Isso reforçará seu papel como líder em inovação sustentável na região.

Saiba mais: Company EcoSafi

Assim como a EcoSafi, a BR ARBO busca o desenvolvimento sustentável e a mitigação de mudanças climáticas. A partir disso, surgiu o projeto Mejúrua, que busca preservar uma grande região da Amazônia, no mesmo tempo em que vende créditos de carbono.

Crescimento da demanda de investimentos verdes no Brasil

Assim como no EcoSafi e Gold Standard, os investidores brasileiros notaram a alta rentabilidade dos investimentos verdes. 

Ela pode ser compreendida como o aumento do nível de fluxos financeiros de diferentes setores em direção ao desenvolvimento sustentável. 

O Projeto Mejúrua é um exemplo de finanças verdes.

Ao mesmo tempo que será preservado parte do território Amazônico, pretende-se conciliar o desenvolvimento sustentável com o econômico.

O projeto da BR ARBO, criado pelo empresário Gaetano Buglisi, irá gerar emprego para as comunidades locais e vender créditos de descarbonização.

Essa preocupação com a sustentabilidade indica que cada vez mais o mercado está buscando lucrar com atividades mais sustentáveis. Espera-se que as finanças verdes cresçam ainda mais nos próximos anos.

Olá!