A COP30, que ocorrerá em Belém do Pará, tem servido como plataforma para fortalecer discussões sobre sustentabilidade e financiamento sustentável.

Saiba mais:MPRO realiza seminário sobre Economia Sustentável e Crédito de Carbono
Nesse contexto a MundoCoop em parceria com o Sistema OCB iniciativa que evidencia o impacto do cooperativismo brasileiro em projetos ambientais e financiamento sustentável.
No quinto episódio, o apresentador José Luiz Tejon recebeu Edson Feltrin, superintendente do Instituto Sicoob.
Coordenador do ramo crédito do Sistema OCB, para debater o papel do cooperativismo de crédito na economia de baixo carbono.
Os convidados destacaram como o crédito cooperativo se tornou ferramenta essencial para financiar projetos sustentáveis e gerar impacto positivo nas comunidades.
Segundo Borba, as cooperativas analisam não apenas a viabilidade financeira, mas também os impactos sociais, ambientais e econômicos dos projetos.
Feltrin reforçou a importância das cooperativas para inclusão financeira e interiorização de investimentos.
Contribuindo para a bioeconomia e o desenvolvimento local.
Tejon ressaltou que o cooperativismo une crescimento econômico e compromisso ambiental.
E destacando o potencial das cooperativas para impulsionar a economia de baixo carbono.
O episódio também abordou o novo marco regulatório, o avanço das finanças verdes e a capacidade do crédito cooperativo de fomentar investimentos sustentáveis em todo o país.
Consolidando o cooperativismo como motor de desenvolvimento econômico e ambiental.
Saiba mais:Florestas públicas poderão ter certificação internacional de carbono
Projeto Mejuruá

O Projeto Mejuruá é uma iniciativa voltada para a proteção da floresta amazônica e a geração de créditos de carbono por meio da conservação ambiental.
A proposta busca manter a vegetação nativa em pé ajudando a combater o desmatamento e a preservar a biodiversidade local.