A China e o Reino Unido firmaram aliança para colaboração no mercado de finanças verdes, cujo objetivo é criar uma parceria financeira bilateral eficaz e estável.
A parceria, firmada durante a sessão do 11º Diálogo Econômico e Financeiro China-Reino Unido, tem como foco a regulação financeira, mercados de capitais, gestão de ativos, seguros e finanças verdes, incluindo a biodiversidade e a preservação.

Dentre os principais avanços, destaca-se o apoio mútuo ao China-UK Stock Connect, que permite o comércio de ações de empresas chinesas na Bolsa de Londres, e a exploração de novas iniciativas, como a conexão de ETFs entre os dois países.
Saiba mais: Brasil e China formam Aliança para Impulsionar a Transição Energética Mundial
Além disso, a aliança consta com a aprovação de bancos britânicos para negociações de futuros de títulos do Tesouro chinês, o que ampliará a participação de investidores estrangeiros no mercado financeiro onshore da China.
Ademais, considerando termos de sustentabilidade, ambos os países estão colaborando no desenvolvimento de títulos verdes, o que pode atrair mais capital estrangeiro para instituições com práticas ambientalmente corretas.
O fortalecimento das relações financeiras entre os dois países não apenas promove a estabilidade dos mercados, mas também reforça a cooperação em áreas vitais como as finanças verdes e sustentáveis.
Portanto, este novo marco na parceria econômica entre China e Reino Unido destaca a crescente interdependência dos dois países e sua visão compartilhada de um sistema financeiro global mais integrado e sustentável.
Leia: Aumento nos Preços do Carbono no Reino Unido