A BeZero Carbon introduziu uma inovação no mercado de carbono com o lançamento de uma estrutura de classificação de portfólios de créditos de carbono, chamada BeZero Carbon Portfolio Rating.
Esta classificação pioneira ajuda investidores a avaliar o potencial de uma cesta de créditos de carbono em atingir a meta de redução ou remoção de uma tonelada de CO₂e por crédito.
Saiba mais: Leilão de certificados de energia renovável enfrenta críticas
Sistema de Classificação de Risco de créditos de carbono
Seguindo o sistema de classificação BeZero de oito pontos, que vai de ‘AAA’ (maior probabilidade de impacto climático) até ‘D’ (menor probabilidade), a nova estrutura fornece uma classificação ajustada ao risco para portfólios.
Projetos com riscos elevados ou baixos padrões de adicionalidade (C e D) são automaticamente desqualificados.
Essa metodologia permite uma análise mais precisa do desempenho e confiabilidade de créditos de carbono.
Segundo Sebastien Cross, cofundador e diretor de inovação da BeZero Carbon, o modelo de portfólio busca amadurecer o mercado ao possibilitar que investidores diversifiquem suas compras, reduzindo riscos.
Ao criar portfólios classificados, as empresas ganham confiança na escolha de créditos de carbono com maior impacto, promovendo investimentos consistentes com as metas de neutralidade de carbono.
Saiba mais: ERM Climate Markets
Transparência e Acessibilidade: BR ARBO
Atualmente, a BeZero disponibiliza gratuitamente as classificações de mais de 460 projetos globais na plataforma BeZero Carbon Markets.
Aumentando a transparência para investidores e facilitando decisões mais seguras e impactantes.
Essa estrutura pode ter relevância para iniciativas como o Projeto Mejuruá da BR ARBO, que visa promover créditos de carbono de alta qualidade na Amazônia.
Por Ana Carolina Ávila