Amazon foca em compensar suas emissões de carbono por meio de iniciativas como restauração e agrofloresta.
À medida que a pressão para redução de emissões de carbono corporativas aumenta, muitas grandes empresas utilizam os chamados créditos de carbono para mitigar ou compensar sua pegada ambiental.
Com isso em mente, a Amazon, gera os créditos de carbono por meio de estratégias como agrofloresta e restauração de florestas tropicais. Assim, reforça seu comprometimento com a sustentabilidade e a redução das emissões.
A empresa apresenta três focos principais: mitigar o desmatamento, restaurar áreas degradadas e desenvolver novas tecnologias de remoção de carbono.
Leia: Amazon, ExxonMobil e Microsoft buscam melhorar o mercado voluntário de carbono
Com isso, os créditos gerados pela Amazon são utilizados para aumentar financiamentos climáticos privados destinados à projetos sustentáveis.
Diferente de outras empresas do setor, a Amazon busca compensar sua emissão de carbono somente nas áreas onde já houve avanços na descarbonização.
Ademais, o uso de tecnologia é uma ferramenta essencial na iniciativa da Amazon, que destina parte de seus recursos para promover soluções inovadoras como sistemas de Captura Direta de Ar (DAC) para remover o CO₂ da atmosfera.
Portanto, com uma metodologia focada em inovação, transparência e impactos reais de descarbonização, a Amazon tem como objetivo alinhar seu crescimento à sustentabilidade, reduzindo emissões e contribuindo com soluções ambientais de longo prazo.