A Catona Climate e a Compassionate Carbon anunciaram uma aliança para projetos verdes, com o objetivo de restaurar e preservar extensas áreas terrestres no Sul Global, além de visar a mitigação de emissões de carbono da atmosfera, promovendo uma abordagem sustentável para a crise climática.
A Compassionate Carbon, subsidiária da Eden: People+Planet, é uma instituição mundial sem fins lucrativos que apoia corporações, investidores e governos na redução de suas pegadas de carbono, uma parceria que se concentra no desenvolvimento e implementação de soluções climáticas em larga escala.

A Eden é reconhecida por seus projetos de créditos de carbono que tenham impactos positivos sociais, econômicos e ambientais. Esses projetos incluem a produção de créditos de carbono de alta qualidade, alinhadas às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) regidas pelo Acordo de Paris.
Saiba mais: Novo acordo para projetos de concessão florestal
Essa abordagem busca não apenas o combate às mudanças climáticas, mas também a geração de benefícios diretos para as comunidades regionais mais vulneráveis.
Tate Mill, CEO da Catona Climate, apontou que a união proporcionará um “suprimento massivo de até 50 milhões de toneladas de créditos de carbono de alta qualidade” ao longo da vida útil dos novos projetos, desenvolvendo o mercado de crédito de carbono das nações envolvidas.
Esses créditos são fundamentais para empresas que buscam atingir metas de neutralidade ou remoção de carbono.
Ademais, a aliança também oferece oportunidades rentáveis para investidores, ao mesmo tempo em que gera impacto positivo para as comunidades. “Mais oportunidades econômicas, mais biodiversidade e muito menos carbono no ar” são os pilares que orientam essa iniciativa, segundo Mill.
A Catona Climate já possui um histórico de parcerias significativas. Em fevereiro, firmou um acordo com a Microsoft para a compra de 350.000 toneladas de créditos de remoção de carbono ao longo de seis anos.
Esses créditos são oriundos de um projeto agroflorestal no Quênia, uma iniciativa que reflete o compromisso da Microsoft em atingir sua meta de transição para uma economia de baixo carbono.
Leia também: Qatar faz sucesso nas finanças verdes
Portando, a colaboração entre a Catona Climate e a Compassionate Carbon simboliza um avanço significativo no combate às mudanças climáticas, priorizando soluções sustentáveis.
Projetos como esses não apenas removem CO₂ da atmosfera, mas também incentivam o desenvolvimento sustentável em regiões vulneráveis, promovendo a biodiversidade e melhorando a qualidade de vida das comunidades.
Essa união representa um exemplo claro de como parcerias público-privadas podem ser uma chave para enfrentar os desafios climáticos globais, além de impulsionar o desenvolvimento econômico.
Relação com o Projeto Mejuruá
Iniciativas como o Projeto Mejuruá da BR ARBO apontam o potencial da conservação florestal amazônica para atingirem as metas sustentáveis, sendo considerado um projeto de viés ambiental.
Projetos como o Mejuruá contribuem para o mercado de carbono global ao preservar ecossistemas, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local, alinhando-se com a perspectiva de transição para uma economia mais sustentável.
Ana Carolina Turessi